Dança, Saúde e Protagonismo



Começamos nosso ano om uma homenagem especial às Artes em Saúde, aqui representadas pelo quadro Gerontodance, que além da dança, dos ritmos e da entrega física e cognitiva das pessoas 60 mais, reúne a musicalidade dos nossos convidados e fortalece as conexões sociais, um dos pilares mais importantes da Medicina do Estilo de Vida, com resultados positivos para a saúde já comprovados em diversos estudos.


O quadro, que faz parte do programa Viver Mais, com Cynthia Charone, dedicado a levar informações em saúde à população pela TV aberta, tem objetivo de mostrar o quanto a dança pode mudar para melhor a saúde, especialmente da pessoa idosa, já que como atividade física a dança proporciona a socialização, a estimulação cognitiva e combate a depressão, entre outros benefícios.


8 finalistas, todos vencedores!

Na edição de 2021 não foi diferente. Após uma maratona de ritmos que passou pelo carimbó, brega, piseiro e até o pelo tango, chegamos ao último dia com 8 finalistas. Entre os homens, Raimundo Magalhães com a coreógrafa Abigail; Pedro Almeida com Fernanda; Domingos Ledo com Karina e Antônio Alves treinado pela Marília. Entre as mulheres, Leila Ribeiro com o coreógrafo Bruno; Alcemira Vilhena com Luiz; Lídia Sá com Tarcísio e Rita Rosa com o coreógrafo Anderton.

O júri, formado por artistas e especialistas em Gerontologia, tiveram muito trabalho. Mas como precisaram escolher os primeiros colocados; os ganhadores dos prêmios foram Lídia Sá e Tarcísio; e Pedro Almeida e Fernanda.

Mas, como dissemos, todos são vencedores por levar a competição com tanto amor e dedicação. Inclusive os que participaram apenas das seletivas, e abrilhantaram com dança a abertura de cada um dos episódios do Gerontodance de 2021. A cada um, nossa gratidão!