Fique alerta à prevenção e tratamento do Glaucoma



O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo ótico, e é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. O Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem cerca de 1,2 milhões de pessoas com Glaucoma. A preocupação com a doença é anualmente lembrada em campanhas e ações alusivas ao 26 de maio – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

Silencioso no início, o sinal mais importante do glaucoma é o aumento da pressão intraocular, por isso é muito importante, especialmente na fase a partir de 35 anos de idade, monitorar essa pressão nas visitas ao oftalmologista.

Embora ainda não tenha cura, quanto mais cedo houver o diagnóstico, melhor o glaucoma poderá ser controlado com medicamentos e até cirurgias para conter avanço da doença, que requer maior prevenção a partir dos 40 anos, mas também pode acometer pessoas mais jovens, por isso a importância da visita regular ao oftalmologista.

Cuidados e tratamento

No Brasil o tratamento para o controle do Glaucoma é feito de forma gratuita pelo Ministério da Saúde (MS), que distribui aos pacientes os colírios para tratar a doença.

Essa distribuição é feita em parceria com as secretarias municipais de saúde, por meio de serviços credenciados ao Programa de Controle de Glaucoma do MS, sendo necessário apenas a apresentação da receita médica, documentos de identificação pessoal e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ação online

Este ano, por conta ainda das restrições de biossegurança, o Grupo Cynthia Charone não fará ação localizada contra o Glaucoma, mas aderiu à divulgação da campanha do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que realizará no próximo dia 22 de maio uma ação chamada “24 horas pelo glaucoma”. A ação será realizada totalmente pela internet, e a divulgação da maratona online foi feita de forma voluntária pelo conhecido ator brasileiro Tony Ramos.

O acesso é gratuito e todos podem acompanhar: dia 22, a partir das 9 horas, no site www.24hpeloglaucoma.com.br.