Central de Notícias

É tempo de esperança na vacina para todos!
01/02/2021

É tempo de esperança na vacina para todos!

Começamos o ano com uma grande vitória da ciência e, por isso, damos todo o nosso louvor e gratidão a Deus, pela oportunidade de estarmos imunizando uma pequena parcela do nosso time de linha de frente contra a Covid-19. Temos fé que, em breve, todos nós do Grupo Cynthia Charone seremos vacinados. E toda a humanidade também será!Vacinamos parte dos nossos profissionais da linha de frente da urgência do nosso Hospital Oftalmológico, que atende 100% o Sistema Único de Sáude (SUS), além dos especialistas em Gerontologia do nosso serviço de atendimento à pessoa idosa, que atuam com Geriatria, Clínica Médica, Endocrinologia e Cardiologia, entre outras especialidades da equipe multidisciplinar e multiprofissional, que ao logo da pandemia tem feito atendimento ambulatorial pelo SUS a centenas de pacientes com Covid-19, diagnosticados a partir de quadros de conjuntivites.Agradecemos aos gestores da saúde e ao time da Sesma, representado no dia da vacina pela querida Rosilene Gomes; aos secretários de saúde municipal e estadual - tendo à frente o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o Governador do Pará, Helder Barbalho.E, claro, nossos mais sinceros agradecimentos a todos os cientistas que se entregaram de corpo, alma, sabedoria e inteligência para melhorar nossa esperança de dias melhores e da preservação da vida humana. A eles, nosso muito obrigada!Com amor,Cynthia Charone e equipe

Ver mais >
Infância com "brincadeira de criança"
18/03/2021

Infância com "brincadeira de criança"

No Brasil o dia 12 de outubro é muito festejado comercialmente, com a venda de brinquedos para as crianças. Porém, nosso projeto social Recriar, de atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social, costuma festejar uma data ainda pouco divulgada, o 21 de março, Dia Mundial da Infância, que compreende toda uma fase de crescimento e percepção de mundo das crianças. E nessa fase, nada melhor que brincadeira de criança, daquelas que os velhos tempos permitiam, quando boa parte das casas ainda tinham quintais.No Recriar, a Semana da Infância 2021 vai promover esse espaço de integração. Depois de um ano inteiro de atendimento online às crianças do projeto, a pedagoga Edineuza Marques, coordenadora do Recriar, diz que a ideia é fazer um momento presencial, com o devido distanciamento, mas também que envolva os familiares. “É importante para que possam viver um momento de alegria e diversão com os filhos, relembrando as brincadeiras que muitos ainda tiveram a oportunidade de ter na infância”, diz ela.Além de brincadeiras clássicas, a programação terá uma linha artística envolvendo música, dança e teatro, com uma dinâmica de “linha do tempo dançante” que permitirá troca de vivências, com o responsável ensinando à criança músicas da sua época, e a criança ensinando movimentos que fazem nas aulas de dança com músicas atuais.“A pandemia trouxe muitas dificuldades tanto para as crianças quanto para os pais, o estresse é muito grande por conta do isolamento ainda, e com as crianças fora da escola, do convívio com os amigos. então, com segurança a equipe recriar vai promover uma ação que possa dar leveza a esse momento tão delicado”, explica Edineuza.

Ver mais >
Qualidade de vida com alimentação e sono equilibrados
10/03/2021

Qualidade de vida com alimentação e sono equilibrados

A Medicina de Estilo de Vida (MEV) é baseada em seis pila-res que abrangem a saúde do corpo e da mente: boa nutrição, atividade física, sono reparador, manejo do estresse, eliminação do tabagismo e controle do álcool e, ainda, as conexões sociais. Neste mês de março, três datas associam dois importantes pila-res: 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, 16 de março o Dia Mundial do Sono e 31 de março o Dia da Saúde e da Nutrição.Em nosso trabalho os pilares da MEV estão presentes no programa de envelhecimento ativo e saudável e nas ações voltadas ao processo de envelhecimento, na fase a partir dos 35 até os 60 anos e acima, que trabalhamos também de forma multidisciplinar no 35+ Medicina de Estilo de Vida.Sobre a boa nutrição, a mudança de hábitos faz toda a diferença, mas segundo a nutricionista Nathara Alves, não acontece de uma hora para outra.“Mas com disciplina e boa vontade é possível se alimentar melhor, e sem pagar mais por isso. ao contrário, é importante reduzir o consumo de industrializados, substituindo-os por uma alimentação mais natural, mas de forma equilibrada, e para isso o nosso suporte nutricional está sempre presente nesse trabalho”, explica ela.Já em relação ao sono, o fonoaudiólogo Cairo Bandeira, que atua também com orientações sobre o sono no programa de envelhecimento do Cynthia Charone, explica que as horas que passamos dormindo são responsáveis por uma série de funções orgânicas e reações químicas muito importantes, que ajudam o corpo a se recuperar dos estresses sofridos ao longo do dia, permitindo o equilíbrio físico e metabólico, além do psíquico e emocional.Por isso, quem sofre de insônia ou dorme mal apresenta sinais e sintomas claros, que podem levar à perda de qualidade de vida a longo prazo, mas para os quais nossos profissionais estão preparados para dar todo o suporte e orientação ao sono reparador, à nutrição e aos demais pilares para a qualidade de vida!

Ver mais >
Toda mulher tem poder
08/03/2021

Toda mulher tem poder

Março tem muitas datas comemorativas importantes! E o dia 8 é certamente uma das mais representativas, por marcar o Dia Internacional de Lutas pelos Direitos das Mulheres. Celebrado há 46 anos pelas Nações Unidas, a data escolhida lembra o ano de 1857, quando as operárias de uma fábrica em Nova York fizeram greve por redução do horário de trabalho, direito à licença-maternidade e a equiparação de seus salários aos dos homens. As mulheres foram trancadas na fábrica e, devido a um incêndio, 129 delas morreram. Desde então, em todos os países, muitas lutas se seguiram. No Brasil, somente em 1932 as mulheres conquistaram o direito de votar e de serem eleitas para cargos políticos, e ainda assim temos muito a conquistar todos os dias. E é justamente no dia a dia que toda mulher demonstra o quanto é capaz.Na pandemia que o mundo atravessa há um ano, o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, que significa decifrar o código genético do vírus para aprofundar estudos de tratamento e vacinas, foi feito em tempo recorde de 48 horas no Brasil por uma equipe liderada por duas mulheres, as cientistas Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), e Jaqueline Goes, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP.Mas nosso dia a dia está repleto de mulheres que fazem a diferença em todas as áreas, da família à ciência, passando pelo chão de fábrica, pelo atendimento ao público, pelo cuidado na área da saúde, por muitas áreas ocupadas e que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento. No nosso programa de envelhecimento Viver Mais, as mulheres também são maioria, e deixam todos os dias lindos exemplos de como envelhecer com qualidade de vida.Por isso e por tudo que nem cabe nesta página, deixamos nosso abraço simbólico a todas as mulheres que fazem deste um mundo muito melhor!Cynthia CharoneMédica/Presidente do Grupo Cynthia Charone

Ver mais >
Atendimento Online: Usando a tecnologia para cuidar e aproximar nossos pacientes
08/06/2020

Atendimento Online: Usando a tecnologia para cuidar e aproximar nossos pacientes

Para proteger nossos pacientes e cooperar com as medidas do Governo do Pará e da prefeitura de Belém no combate ao coronavírus, mudamos a forma de atendimento aos participantes do Viver Mais, o nosso Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável.

Ver mais >
Verão Cynthia Charone

Verão Cynthia Charone

Nos dois últimos finais de semana, tivemos o prazer de levar uma onda de bem-estar e saúde para Salinas. Com o objeto de mover as pessoas em direção à saúde com mudança de estilo de vida, o projeto Verão Cynthia Charone contou com aulões de FitDance, treino funcional e BodyBalance, com participação de adultos, idosos e crianças. Além disso, ainda realizamos a distribuição de brindes para que as pessoas também lembrem sobre a importância de manter as praias limpas.

Ver mais >