Cynthia Charone — Coração que deu vida à nossa história
Cynthia Charone, presidenta do grupo de saúde que leva seu nome, é médica especialista em oftalmologia, com subespecialidade em glaucoma. Desde muito cedo decidiu atender ao seu chamado de vida e se dedicou inteiramente à medicina e ao cuidado com as pessoas.
Após 20 anos de viagens pelo Pará, atendendo em cirurgias oftalmológicas e devolvendo a visão às pessoas, especialmente as mais idosas, a Dra. Cynthia percebeu outras necessidades desse público que não eram atendidas, pois cuidar da saúde significa muito mais que tratar doenças do corpo.
A preocupação com o envelhecer digno a levou a buscar outras formações: em Gerontologia, pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Medicina de estilo de vida, em Harvard; e em Experiência do paciente e atenção centrada na pessoa, pelo Hospital Sírio-Libanês. Todas elas voltadas ao aprofundamento das necessidades de quem deseja envelhecer sob uma nova perspectiva, de forma ativa, com o máximo de independência e autonomia, com um olhar que respeita a história de vida de cada um.
História
A história do grupo Cynthia Charone começou em Castanhal, cidade onde sua primeira clínica foi inaugurada em 1994. Hoje são mais de 12 unidades, e em todas elas o grupo desenvolve atendimento com cuidado centrado na pessoa e na experiência do paciente, isso significa cuidado humanizado, com empatia e compaixão, realizado por uma equipe multi e interdisciplinar.
O atendimento pelo Sistema único de Saúde (SUS) começou há mais de 30 anos, no Mutirão de Cirurgias de Catarata, do Ministério da Saúde, em 56 municípios do Pará, nos quais mais de 15 mil pessoas foram operadas, a maioria pessoas idosas, perfil etário semelhante dos atendimentos nas unidades. Foi assim que uma pesquisa interna revelou que muitas dessas pessoas sofriam de solidão e outras doenças emocionais, o que motivou o início do Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável.
O programa funciona nos municípios de Belém, Ananindeua e Castanhal, com atendimentos por meio de convênios e particulares, com uma rede de suporte formada por diversas especialidades, diagnósticos e terapias de prevenção e reabilitação, com foco na atenção integral e qualidade de vida, resultando na desospitalização.